Pesquisar neste blogue

4 - FORMAS DE CULTIVO

4.1. Vasos e Suportes

Na escolha dos vasos de preferência aos de cerâmica, que devem ter vários furos para drenagem, e também, podemos usar vasos de plásticos furados e cachepôs (lembre-se: o importante é ventilação) os vasos de plantas poderão ser colocados em uma pequena mesa ou prateleira em frente à janela, sugerimos a janela de banheiro, por ter mais umidade no ambiente.

O tamanho do vaso é muito importante, deve ser preferencialmente menor para evitar apodrecimento das raízes e fazer com que a planta se sinta segura. 

Podemos utilizar vasos usados, desde que seja bem limpos com água sanitária e escova.

4.1.1. Substratos Basicamente Utilizados

COXIM - este é feito da fibra de coco às vezes misturado ao xaxim – espécie ameaçada em extinção.
Pode-se amarrar placas de coxim com orquídeas na arvore. O prazo de validade do coxim desfibrado é de pelo menos 2 anos, que conhecida com o prazo de troca da planta no vaso. 
As pessoas habitualmente costumam prender nos troncos das arvores placas de xaxim, porém além do XAXIM estar em extinção, ele com o tempo ele se esgota, sendo preciso efetuar sua troca a cada 3 anos. Existem literaturas que dizem que o xaxim é acido para orquídea.

BAMBU PICADO, CASCA DE PINUS TRATADA, ARGILA EXPANDIDA, CACOS DE TELHA OU VASOS DE BARRO QUEBRADOS – são materiais utilizados para fazer drenagem do vaso das orquídeas  Não é aconselhável utilizar brita por causa do pó branco que sai dela. Este pó em contato com as raízes pode se tornar tóxico.

Substratos alternativos vêm sendo utilizados ultimamente, como esfagno (musgo-branco), cascas de árvores (ipê, algumas espécies de pinheiro, cedro, angico), fibras de piaçava estes produtos são vendidos em qualquer floricultura.

4.2. Árvores

O plantio da orquídea na arvore deve ser feito nos meses chuvosos e na época que ela está sem flor!
As orquídeas Epífitas dificilmente se adaptam dentro de vasos. Nesse caso, o ideal é plantar em tronco de árvores, palmeiras ou casca de peroba e pinos, palitos de fibra de coco etc. alguns exemplos dessas espécies são: C. walkeriana, C. schilleriana, C. aclandiae, a maioria dos Oncidiuns, Letotes, Capanemias.



4.2.1. Como a Orquídea Deverá ser Plantada na Árvore?

1º Passo: retire a orquídea do vaso e limpe suas raízes, nesta situação evite machucar ou podar as raízes;

2º Passo: fixe a planta na árvore, fazendo com que às raízes toquem no tronco da árvore, as raízes deveram estar limpas, mas não se preocupe caso tenha ficado um pouco de substrato. Coloque um pouco de esfagno ou coxim nas raízes;

3º Passo: prenda a orquídea na árvore com um barbante ou sisal, intercalando entre as hastes ao dar as voltas na arvore. 
Não se deve usar material plástico, sintético, fio de cobre ou arame etc, eles prejudicam o crescimento da árvore e da orquídea.

4º Passo: se a espécie que está sendo plantada for do gênero Cattleya cujas hastes pendem é interessante você prendê-la também na altura dos pseudobulbos, evitando que o vento possa quebrá-la.

.3. Com Terra

As orquídeas terrestres podem e devem ser tratadas como uma planta ornamental normal de jardim com toda a preparação do solo, adubo orgânico e químico. 
É cultivada a meia-sombra ou a pleno sol, em jardineiras e renques, acompanhando muros, muretas e paredes, ou em grupos formando conjuntos isolados. 
Multiplica-se facilmente por divisão de touceira ou por estacas, exemplo Epidendrum sp. e Arundina graminifolia.

4.4. Os “Sem Terra”

Quanto às orquídeas em apartamento, o orquidófilo deverá ser bastante observador, corrigindo seus eventuais problemas. 
Coloque as plantas em uma mesa ou prateleira de frente para uma janela (ou em uma varanda) ensolarada, protegida do lado por tela plástica ou mosquiteira, ou até sombrite 50% ou 60%. 
As plantas devem receber luz do sol peneirado das 10 às 15 horas; para crescer e florescer as plantas precisam de luz. 
Se o espaço do apartamento for pouco e se querem obter várias plantas, é recomendado utilizar plantas de porte pequeno. 
Os vasos não podem estar “amontoados” em um espaço, é preciso de pelo menos um palmo de distancia entre uma planta e outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário