Pesquisar neste blogue

9 - CURIOSIDADES

9.1. “Seedlings”

Este termo inglês representa aquelas mudas que são compradas bem novas e não possui nenhuma flor, ou seja, em estágio vegetativo. 

Para saber qual flor será, além de ver as fotos que estarão expostas como referencia à ela, haverá alguma descrição da mesma: 

- se as mudas forem meristemas (clones da planta mãe), darão flores iguais às da planta mãe;


- se for uma muda de sementeira cruzada com ela mesma (self) ou cruzada com uma planta irmã (sibling), a variação pode ser infinita.

Assim ao comprar mudinhas, o recurso mais seguro será comprar de pessoas com credibilidade e informar-se com o vendedor a respeito dos pais da planta.

O certo a fazer é escolher sempre mudas saudáveis e viçosas e jamais compre orquídeas sem nome, principalmente se forem hibridas. Em casa, colocar plaquinhas que indicam: data, nome e de quem comprou.


9.2. Orquidologos X Orquidófilos

O colecionador de orquídeas é o ORQUIDÓFILO (do grego FILOS = colecionador), e aqueles que estudam, classificam e reclassificam são os ORQUIDOLOGOS (do grego LOGOS = estudar).



9.3. Alguém já Comeu Sorvete de Orquídea?
A Vanilla planifolia Andr. É uma orquídea inicialmente arbustiva, que posteriormente possui o habito de trepadeira. 

Suas flores são de coloração amarelada e com uma linha saliente no centro do labelo. Estão reunidas em cachos, com 3 ou 5 flores, que surgem na axila das folhas. 

Ela e encontrada em áreas tropicais do Brasil. 

As flores se desenvolvem em frutos ou favas, os quais se obtêm os cristais da vanila, que originam a essência natural de baunilha, muito utilizada para preparos de doces.

Ela adapta-se bem ao coxim desfibrado, em bancadas ou penduradas, mas a segunda opção tem trazido melhores resultados, pois desta forma, a drenagem e a aeração são facilitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário